Reprodução Unsplash

Uma das principais perguntas que vocês fizeram na caixinha lá no instagram @fekaliberda foi sobre calendário editorial. O que é, como fazer um, por que fazer um e quais os benefícios dele para sua criação de conteúdo. E esse é o nosso destaque de hoje na coluna business aqui no portal! 


Separa o word ou agenda para anotar e vem saber mais sobre essa técnica que ajuda muito na hora de produzir conteúdo para as redes com qualidade e frequência.


O que é um calendário editorial?


Uma estrutura de planejamento baseada em um calendário que nós conhecemos (e usamos todos os dias) o calendário editorial é usado para listar toda a nossa estratégia de conteúdo, seja semanal, diária ou mensal. É nele que deixamos visual o que será publicado e quando este conteúdo irá ao ar, possibilitando, por exemplo, que você consiga mesmo em um período de férias, manter a constância dos seus conteúdos. E, ele é uma ótima ferramenta para se usar antes de lançamentos, criando antecipação e proximidade com o público.


Para que usar um calendário editorial na sua criação de conteúdo?


Depois que você fez o despejo, decidiu qual tema falar, organizou suas ideias, saber quando liberar e em qual rede social liberar é um dos próximos passos importantes. Ter uma consistência na criação de conteúdo é o que faz a sua audiência lembrar de você como especialista dentro do seu nicho, além de criar uma relação de ganha/ganha quando você oferece um produto pago, como uma publi ou infoproduto. 


É claro que, conteúdos de emergência irão surgir ou ideias totalmente inovadoras, mas, você não pode basear toda a sua criação de conteúdo nestes momentos de “inspiração divina”, certo? Esses conteúdos são importantes também, mas te garanto, eles não aparecem todos os dias dentro da sua cabeça e demandam um tempo de produção entre foto, vídeo e texto. Por isso, o calendário editorial é bem-vindo dentro da sua estratégia e seu aliado para ganhar seu espaço no mundo da criação de conteúdo.


Mas como fazer um calendário editorial?


Existem diferentes formatos de calendários editoriais onde você irá colocar data, título/tema, plataforma, persona e status deste conteúdo. Mas, para você começar de forma rápida e simples, gosto deste formato abaixo:


Qual a rede social que o conteúdo será liberado, o tema do conteúdo, se será foto, vídeo ou story e a data de publicação.


Com esses dados você consegue manter uma organização básica e fluída para o seu processo e agendar gravações e outras produções.


Agora que você já sabe sobre o calendário editorial, é só colocar em prática e montar um para o seu conteúdo. Te espero no próximo post!