Uma das grandes perguntas que recebo lá no instagram (@fekaliberda só clicar para seguir) é sobre como funciona a minha criação de conteúdo. Em um mundo digital, onde cada dia somos bombardeados com muitas informações e temos a possibilidade de criarmos nós mesmos nosso conteúdo, essa é uma pergunta válida e que abre um novo leque de possibilidades, ferramentas e dicas. Por isso, nossa coluna de business está agora no ar e pronta para ajudar você!
Antes de tudo, é importante que você entenda qual conteúdo você quer criar, sobre qual assunto falar. O que você é especialista dentro dos seus conhecimentos? Com essa resposta você já ganha uma super largada e fica mais fácil de organizar os pensamentos, possibilidades e tarefas a seguir.
Algo que funciona muito para o meu processo de criação é o despejo de ideias. Anotar toda e qualquer ideia, pensamento, possibilidade de tema, para depois transformá-los em conteúdos mesmo. Para isso, uso o Notion, Trello ou até mesmo o bloco de notas do celular para anotar tudo. Essa etapa é muito importante para “descongestionar” e dar uma amplitude sobre tudo o que você pode falar e criar.
Agora que você já fez esse passo de despejo, separei algumas etapas que fazem sentido para minha criação de conteúdo e que funcionam para nutrir diferentes plataformas.
Frequência
Depois de visualizar todas as ideias e temas que tenho, o próximo passo é definir qual a frequência de conteúdos para cada plataforma. Por exemplo: 3 conteúdos diários no portal, 3 semanais no instagram, dois semanais no youtube, etc. Nessa etapa, é importante decidir quais as plataformas que você irá trabalhar para a criação de conteúdo. Lembrando que você não precisa estar em todas no começo, viu?
Essa frequência pode ser menor no começo e aumentar de acordo com a sua produção e prática na criação de conteúdo. Mas o importante é que seja definida e seguida, para a sua audiência entender a dinâmica dos conteúdos que irá consumir.
Pesquisa de referências
Sinto te dizer se você pensa que a criatividade e ideias vem assim “do nada”. Parte da criatividade só acontece por meio de referências e isso se dá por meio de pesquisa. Por isso, abra o seu campo de visão além do assunto que você fala e consuma conteúdos, filmes, músicas e vídeos de diferentes assuntos. Isso amplia seu horizonte e te dá bagagem para trabalhar diferentes ângulos em uma foto, uma forma diferente de criação de imagens para um post e até inspiração para um quadro diferente dentro do nicho que você trabalha.
Produção
Aqui é a produção em si, colocar a mão na massa. Como a criação de conteúdo é uma das minhas fontes de renda, dedico uma parte do meu dia trabalhado para que ela aconteça de forma constante e com qualidade. Para isso, disponibilizo uma parte da agenda, todas as manhãs no caso, para a produção de tudo relacionado as redes, sejam vídeos, textos, fotos. Isso cria uma rotina de trabalho e firma um compromisso com você mesmo, sabe?
Nessa etapa uso muito o notion, uma ferramenta onde deixo todos os temas que quero trabalhar anotados, para saber o que gravar e qual tema pesquisar sobre. Monto os roteiros para cada vídeo, pesquiso referências, separo produtos necessários, organizo cenário, tudo pensado para comunicar a mensagem do conteúdo que será compartilhado. Caso, por exemplo, a agenda não permita a gravação todos os dias, reservo um dia da semana para produzir todos os conteúdos e apenas liberar ao longo da semana.
Esses são apenas alguns passos básicos que norteiam minha criação de conteúdo e, nos próximos conteúdos da nossa coluna business, trarei algumas ferramentas para ajudar. Te espero no próximo post!
0 Comentários