Reprodução Unsplash

Você com certeza já leu em algum artigo da internet (ou viu algum post sobre nas redes sociais) sobre moda circular, certo? Um termo que ganhou espaço no dicionário (e nas nossas vidas) o conceito de moda circular traz para a nossa rotina uma produção e consumo que valoriza a sustentabilidade e, principalmente a responsabilidade social. Em tempos onde todos os dias novas tendências surgem, esse estilo de consumir moda nos leva a repensar e diferenciar o que é moda do que é apenas uma trend viral e também, os impactos que o consumo desenfreado causam a curto, médio e longo prazo.


E engana-se quem pensa que, para participar desse consumo da moda circular, as rotinas de compra são cortadas pela raiz. A ideia aqui é justamente incentivar a cultura de renovar seu estilo com peças que levam a etiqueta de second hand, trazendo à tona os brechós de luxo ou não, como a Troc e, marcas que atendem esse nicho, como a Gringa,  uma curadoria especializada em marcas premium pelos melhores preços. Utilizar estas peças não está alinhado só aos ideais sustentáveis, mas permite que você abra espaço para o novo dentro do seu armário e torne acessível e possível que outras pessoas experimentem modelos e peças.


Reprodução Unsplash

E para te ajudar a entrar neste movimento e organizar o seu armário, separamos algumas dicas fáceis de colocar em prática. Olha só:


Primeiro passo de qualquer mudança: visualizar o que você quer retirar para abrir espaço para o novo! Aqui é importante que você experimente as peças que tem alguma dúvida e, se seu coração não pulsar ou você sentir dificuldade em combinar aquela peça com outras do seu armário, é hora dela ganhar outros looks! Parte da moda circular é entender que, uma peça que não rende combinações, é uma peça que pode ser melhor aproveitada por outra pessoa.


É aqui também que você decide o que sai do seu armário e o que fica. Esse movimento abre espaço para você conseguir atualizar suas combinações com novas peças. Assim que você decide estas peças, é hora de separar o que será vendido e o que está em boas condições para ser doado. 


Depois de higienizar bem as peças e destiná-las, agora você consegue renovar o seu armário, experimentar as tendências, mas mais do que isso, incentivar e participar de um consumo mais consciente da moda.