Reprodução Unsplash

Um dos passos para manter uma boa criação de conteúdo por aqui é a organização. De nada adianta fazer o despejo das ideias, saber o que e com quem falar, se você não consegue sair do campo das ideias e realmente colocar a mão na massa.

Para mim, esse é um dos passos primordiais para conseguir adaptar o nível e quantidade de produção, principalmente quando você fala de diferentes plataformas e estilos de conteúdo. E, além dos planners físicos, que são ótimos para quem gosta do papel, os planejadores digitais por meio de ferramentas são ótimos para quem vive o mundo digital e gosta de ter na palma da mão a possibilidade de organização.

Nestes mais de 10 anos de criação de conteúdo para diferentes nichos e com volumes diferentes de criação, já testei algumas ferramentas que me auxiliaram muito na gestão de tempo e de prioridades das tarefas e, que me fazem hoje, manter um fluxo alto de criação diário em diferentes plataformas. E esse é o nosso bate-papo de hoje! Separei o que melhor funcionou pra mim e algumas dicas de como usar cada uma. Olha só:

Notion

Talvez a ferramenta mais recente que testei e que segue em alta por aqui, o Notion é um gestor de tarefas, que pode ser usado para pessoal e profissional. Como você possui blocos nele, é possível criar cronogramas, quadros, checklists, com estruturação dos processos e do fluxo de trabalho para o melhor aproveitamento do seu tempo.

Aqui, tenho usado para a produção de conteúdo das minhas redes sociais - portal, instagram, tiktok, youtube - e também para o pessoal, com tarefas diárias, lista de leitura, etc. Caso você tenha uma equipe que te ajuda neste processo (alô empreendedoras) é possível criar um espaço de trabalho que permite que os colaboradores contribuam com o projeto e você consiga visualizar o que cada um está trabalhando.

Ele possui a versão gratuita e paga (para equipe).

Google Agenda

Aqui o app que não pode faltar tanto no celular quanto no computador por aqui! O Google Agenda é perfeito para você conseguir fazer a distribuição de tempo de cada demanda e você pode definir uma agenda para cada objetivo (bem como uma cor para cada) e deixar sua semana ou mês todo planejado, de acordo com os compromissos e tarefas que precisam ser feitas.

Além de deixar cada compromisso aparente, você consegue definir qual o tempo que ele levará, adicionar endereço, repetição (caso seja uma tarefa diária), descrição do evento, qual agenda ele pertence e qual o tempo de antecedência para ser notificado. O Google Agenda é o app ideal para te ajudar a focar em cada atividade e ver qual o tempo disponível no seu dia a dia.

Trello

Outro gestor de tarefas, o Trello é perfeito para gerenciar projetos em equipe! Com o sistema de quadros e listas, que possibilitam fluxo de trabalho, monitoramento de tarefas, checklists, arquivos, automações, tudo personalizável para que todo o time trabalhe junto.

Você pode estipular uma data para a finalização do projeto, ordem de prioridade e adicionar membros a sua equipe de forma rápida e simplificada, garantindo que todo o fluxo da sua produção aconteça em uma mesma ferramenta. 

Além das opções disponíveis no Trello, você pode usar os plug-ins disponíveis na plataforma, que conectam-se com outros aplicativos e adicionam novas funcionalidades à plataforma. 

My Tasks - Google Agenda

Se você ama um bom checklist, o My Tasks do Google é um grande aliado para a sua organização. Disponível na lateral do google agenda, junto com o notas, ali você consegue escrever tudo que precisa dar check e visualiza junto com os compromissos da agenda. É ótimo só para entender quais as entregas do dia e dar um finalizar quando terminadas.

Já testou alguma destas ou outras ferramentas para organizar a sua criação de conteúdo? Me conta nos comentários e fique de olho no próximo post!